terça-feira, 20 de julho de 2010

A manifestação da Trindade na Umbanda

O Brasil tem sido cenário de uma verdadeira revolução da fé. Por ser um pais de dimensões continentais e de uma riqueza de tipos humanos inigualável, ele tem sido utilizado como terreno para uma convergência de crenças e religiões que representam seu povo. Assim surgiu a Umbanda. Fruto do sincretismo religioso de povos indígenas, negros, brancos e utilizando a roupagem filoreligiosa proveniente dos povos orientais, a umbanda desperta em nosso solo não como uma religião brasileira, mas como uma religião surgida no Brasil e destinada a toda a humanidade. O propósito da Umbanda é abarcar a todos em uma só Verdade. A humanidade encontra-se fragmentada em diversos conhecimentos, em diversas línguas e em diversas culturas. Os novos movimentos Universalistas do qual a Umbanda é galho, representam a busca pela unicidade da trindade. È o salto no sexto degrau evolutivo. O que conduz o 3 ao 1.

Considerando o princípio da correspondência, o ser humano é tripartido em: Sentimentos, Ação e Razão. Cada fase da vida humana é representada por cada uma dessas três facetas sendo a Senilidade ligada a Razão, os Sentimentos ligados à Infância, e a Ação ligada à vida Adulta. Essa triplicidade é representada na Umbanda pelos Pais Velhos, pelos Caboclos e pelas Crianças. São as três talhas humanas a serem unidas em uma só. Assim as Crianças são nossos guias em relação aos nossos sentimentos. São os Mestres do Amor e da Pureza que nos conduzem e nos orientam rumo a busca da Paz no Coração. Os Caboclos nos guiam em nossa jornada no mundo físico. São os Mestres da Força e da Ação. Nossa missão Karmica no mundo material é por eles mediada. E os Pais Velhos representam nossa espiritualidade, nossa mente na dimensão do pensamento. São a razão, a prudência, a cautela. São os Mestres da Sabedoria.

Esses Mestres Astralizados, também conhecidos como Ancestres Ilustres são Entidades que alcançaram um grau evolutivo mais elevado que o nosso e cumprem sua missão de nos ajudar e nos guiar rumo a essa evolução. Essas são as entidades que descem nos terreiros para aconselhar, proteger, guiar os filhos de fé que buscam as casas em busca de consolo e amparo espiritual. Os médiuns, por sua vez, são os canais entre o mundo Astral e o mundo físico. E são os meios necessários para a comunicação entre os planos Físico e Astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário